GSI Blog

A disrupção no Sistema Alimentar

gsi footech

FoodTech expressa o cruzamento entre alimentação e tecnologia. O objetivo é claro: aplicar tecnologia com o fim de melhorar a produção, cadeia e distribuição de alimentos. Mas como é que a inovação acontece?

A inovação no sistema alimentar envolve o desenvolvimento de novos produtos alimentares ou combinação de produtos alimentares que já existem, bem como, a continua investigação de tendências alimentares e gestão da indústria. Tomemos como exemplo a Impossible Foods.

Fundada por Pat Brown, professor de Bioquímica de Stanford, a Impossible Foods compromete-se a recriar o sabor da carne contornando os impactos negativos à saúde e ao meio ambiente associados aos produtos de pecuária.

A empresa da Bay Area ambicionou "make meat from plants better than meat from animals" e a verdade é que concebeu um Impossible™ Burger capaz de poupar o equivalente a 96% menos terra, 87% menos água e 89% menos emissões em relação a um hamburger de carne de vaca por cada unidade produzida. Plant-based foods é uma tendência de rápido crescimento e o próprio Burger King já está a testar a receita (1).

As questões sociais e de qualidade inerentes à indústria alimentar passam certamente pelo desenvolvimento de Foodtech.

Participe no Global Strategic Innovation Program para conhecer as empresas líderes e startups emergentes de Silicon Valley e aprender sobre tecnologia disruptiva e o seu impacto no desenvolvimento do negócio e sociedade. Explore o nosso programa de inovação aqui.


(1) Lucas, Amelia (2019-04-01). "Burger King is testing vegetarian Whopper made with Impossible Burger". CNBC. Acesso em 2019-04-17.

Se está interessado em tornar-se um Parceiro GSI

Registe-se para receber mais informações e o Acordo padrão do Programa de Parceria GSI.

Mais informações