GSI Blog

O Futuro da Agricultura Inteligente

gsii Intelligent Agriculture

Macrotendências como o crescimento populacional, mudanças climáticas, urbanização e globalização comercial têm impulsionado a modernização do sector agrícola. Desde sempre vista como uma atividade baseada em técnicas tradicionais, a agricultura está a transformar-se numa indústria de high-tech.

Smart & Precision Farming, Farming Systems & Machinery, Vertical Farming, Crop Efficiency, Big Data, Drones & Satellites e Internet of Things (IoT) são algumas das tecnologias emergentes que fundam o conceito de AgriTech (ou AgTech) e permitem a redução de custos bem como optimização de resultados para os agricultores.

A Agroop é um dos casos de referência de inovação na área de Precision Farming em Portugal. Centrada no desenvolvimento de um conceito baseado em observar, medir e responder a mudanças nas culturas, a startup de AgriTech criou um software para monitorização de culturas, poupança de recursos, prevenção de riscos e melhoria na produção. Não ficando por aqui, a Agroop desenvolveu um dispositivo que funciona como um sensor capaz de monitorizar a radiação solar, a temperatura e a humidade das culturas.

Apesar da forte atividade da indústria AgriTech, acredita-se que artificial intelligence, 3D printing, and sensor technology ainda terão muito a acrescentar para a inovação e disrupção do sector agrícola. Agriculturas mais inteligentes e conectadas potencialmente aumentam a qualidade e a quantidade da produção agrícola e, nesse sentido, tornam-se a chave para abordar questões relevantes à Humanidade.

Com o GSI, fique a conhecer as empresas líderes e startups emergentes de Silicon Valley. Aprenda sobre tecnologia disruptiva e o seu impacto no desenvolvimento do negócio e sociedade. Explore o nosso programa de inovação aqui.

Se está interessado em tornar-se um Parceiro GSI

Registe-se para receber mais informações e o Acordo padrão do Programa de Parceria GSI.

Mais informações